Preparo para ultrassom transvaginal: como fazer? Entenda!

[Guia] Como é feito o exame transvaginal e como se preparar


Ambos os exames apresentam elevada acurácia na pesquisa da endometriose. A vantagem do ultrassom transvaginal com preparo intestinal é a identificação de endometriose de pequenas dimensões, avaliação da endometriose intestinal e na identificação de aderências, por ser um método dinâmico. Para fazer o cartão SUS é simples, você deve dirigir-se até uma unidade de saúde próxima a sua casa ou até a Secretaria da Saúde, com todos os seus documentos pessoais em mãos e solicitar o cadastro no SUS. No posto onde faço meu pré natal não tem caderneta da gestante o que posso fazer para conseguir uma? Já que nas minhas consultas sempre me cobram pois é onde se faz todas as minhas anotações que por sinal são muito importantes pois tenho gravidez de risco. Por favor me ajudem. A melhora na resolução das imagens nos equipamentos de ultrassonografia é algo marcante ao longo dos anos, sendo que os equipamentos de alta resolução permitem o diagnóstico de pequenos focos de endometriose com muita nitidez e fazem a diferença em muitos casos.



Preparo para exame transvaginal - A ultrassonografia obstétrica é uma das modalidades de ultrassom transvaginal. Por conta disso, esse exame é essencial, sobretudo, nos primeiros meses de gravidez. Nessa fase, o médico pode verificar como está a implantação do embrião e identificar malformações fetais. Também é possível confirmar a presença de gêmeos, além de identificar eventualidades, como gravidez ectópica.


Mesmo sendo um exame muito comum e indolor, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre esse procedimento. Por isso, vamos explicar para que serve o ultrassom transvaginal equando é indicado. Ainda, confira quais são os preparativos exigidos para o exame e onde conseguir realizá-lo por um preço acessível. Acompanhe! Seu médico envelopa a sonda de ultrassom com um preservativo e um gel lubrificante e, em seguida, insere-a em sua vagina. Verifique se o médico está ciente de qualquer alergia ao látex que você tenha, de modo que uma cobertura de sonda livre de látex seja usada, se necessário. Como você viu, a ultrassonografia transvaginal é um importante exame que auxilia na avaliação do organismo feminino em diferentes aspectos. Com a visualização dos órgãos reprodutores, esse procedimento permite que o médico identifique quaisquer anormalidades que representem riscos à saúde da mulher. Além de servir como prevenção, esse exame possibilita identificar uma série de doenças no sistema reprodutivo da mulher. Logo, ele é o procedimento de escolha em casos de suspeita de diferentes agravos.


Na maioria dos casos, o ultrassom endovaginal é utilizado como um exame de rotina. Ele pode ser requisitado em visitas ao ginecologista ou para identificar as causas de problemas e sintomas como: Em alguns casos específicos, o médico pode solicitar que a mulher realize o ultrassom com a bexiga cheia. Isso é feito com o objetivo de afastar o intestino, o que facilita a obtenção das imagens. Neste caso, é recomendado ingerir de dois a três copos dágua cerca de uma hora antes do exame, e evitar utilizar o banheiro até a realização do mesmo. Em abril de 2019 uma publicação cientifica demonstrou que a utilização simultânea dos dois exames na avaliação da pesquisa de endometriose pode gerar uma acuraria próxima de 100 para o diagnóstico. Ao contrário de uma ultrassonografia abdominal ou pélvica regular, em que o equipamento de ultrassom, ou transdutor, fica na parte externa da pelve, o processo como é feito o exame transvaginal envolve a inserção de uma sonda de ultrassom, de cerca de 2 ou 3 polegadas, no canal vaginal.


Prestar serviços de excelência na área de Medicina e Diagnóstico por Imagem, proporcionando aos nossos clientes um atendimento de qualidade em um ambiente agradável e acolhedor, contando com uma equipe qualificada e comprometida com a ética profissional e com a promoção do bem estar daqueles que confiam em nossos serviços. A paciente se posiciona com as pernas entreabertas e os joelhos dobrados em uma cadeira ginecológica. A sonda, ou seja, o transdutor é protegida por um preservativo e o examinador utiliza lubrificante para introduzir o aparelho no canal vaginal. Caso a paciente possua alergia a látex, ela deve alertar o médico previamente. Como vimos, se trata de um exame simples, necessário para analisar a saúde íntima da mulher e do feto, no caso de pacientes grávidas. O procedimento dura em média de 10 a 15 minutos, e o laudo médico pode ser entregue de forma imediata ou em alguns dias após a realização do exame. Em vias gerais, esse procedimento é um dos mais comuns entre os exames de diagnóstico por imagem. Seu sistema de captação das imagens das estruturas que serão examinadas utiliza ondas de alta frequência.



Os mais comuns e que podem ser identificados pelo ultrassom transvaginal são: Através das imagens produzidas por este exame, é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer, ou atéconfirmar uma possível gravidez. Ser reconhecida como referência em serviços de Diagnósticos médicos , agregando valores aos nossos pacientes com inovações tecnológicas e melhoria contínuas dos nossos serviços , sendo nossa filosofia: tratar nossos pacientes como gostaríamos de ser tratados. Mas além dos exames, há também as vacinas, que são muito importantes para evitar complicações de saúde para a mamãe, para o bebê, e até mesmo pelo motivo do parto. Entre elas, as principais que devem ser solicitadas são: Depende do objetivo do exame. Em alguns casos, para visualizar melhor os órgãos pélvicos, o médico pode solicitar que a bexiga esteja cheia e, por isso, pode pedir que a mulher tome cerca de 3 copos de água antes do exame. Se o seu médico não conseguir obter uma imagem clara, você poderá ser chamado de volta para repetir o teste. Às vezes, uma ultrassonografia pélvica ou abdominal é feita antes de uma ultrassonografia transvaginal, dependendo dos sintomas.


Qual o preparo para o ultrassom transvaginal?

preparo para exame transvaginal


No caso da Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal com Doppler, o preparo intestinal consiste em dieta com pouco resíduos e ingestão de medicamentos orientados pelo médico com a finalidade de diminuir a quantidade de gases intestinais para que não haja interferência nas imagens. O Ministério da Saúde afirma que um parto humanizado requer a criação de um ambiente que seja acolhedor, além da inclusão de procedimentos hospitalares que cessem o isolamento tradicional da mãe que terá um filho. Há também o ultrassom do Pré-Natal SUS, que tem como finalidade visualizar o feto e o saco gestacional. Esse ultrassom também comprova a data de gravidez e possível data do parto, além de descartar a gravidez ectópica.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem