Dinâmicas de Apresentação: Os 6 Melhores Exemplos para Aplicar

Dinâmica de Grupo Online: ideias, exemplos e dicas de como fazer


Orientação inicial: Os participantes serão divididos em grupos com cerca de 4 a 5 componentes. Cada pessoa terá uma vez de fala, onde apresentará uma situação vivenciada que considera uma experiência única rara. Os demais membros da equipe escutarão e validarão se realmente trata-se de uma situação atípica. Para letigimar eles deverão considerar se alguém do grupo já vivenciou ou viu algo parecido. Através de videochamadas em grupo, os recrutadores podem conduzir a conversa com naturalidade e avaliar as interações entre os participantes. E tudo isso é de essência para que a experiência da dinâmica de grupo online seja positiva e construtiva para a empresa. Esse tipo de dinâmica de recrutamento e seleção foca a capacidade do candidato em se relacionar com os demais concorrentes. A habilidade de conseguir trabalhar com inúmeras pessoas, com perfis e comportamentos diferentes do seu, é uma característica essencial para o mercado de trabalho.



Os papéis contendo os diversos problemas devem ser dobrados e colocados juntos em uma caixa. Cada aluno deve ir até a caixa e ler o problema para a turma e, coletivamente, pensam em uma possível estratégia para sua solução. Essa dinâmica é daquelas atividades divertidas que alegram o ambiente. Pode ser feita em diferentes ocasiões e grupos, envolvendo equipes de trabalho, com colegas de escola ou em processos seletivos. Também pode fazer com que cada membro se apresente individualmente. O orientador deve especificar as informações, como nome, pontos fortes, algo divertido que aconteceu, lugares para onde para onde a pessoa viajou, etc. Para além das informações triviais como o nome e a disciplina que leciona, o professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc. ) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Você sabe o motivo de uso das dinâmicas para recrutamento e seleção? Elas desempenham um papel muito importe, ajudando a criar um ambiente onde os candidatos podem agir o mais naturalmente possível, demonstrando sua personalidade e a habilidade de interagir com pessoas desconhecidas. O professor deve garantir que todos tenham o direito de expressar suas ideias e estimular a cooperação e a combinação entre ideias. Todas as ideias devem ser aceitas, mesmo que pareçam incoerentes ou impraticáveis.


A principal razão para realizar dinâmicas em grupo online é poder avaliar com maior rapidez e facilidade o perfil e as habilidades dos participantes de um processo seletivo, utilizando da internet para encurtar a distância entre entrevistadores e candidatos. As dinâmicas de aquecimento para reuniões virtuais, também conhecidas como atividades de Quebra-gelo, Warm-Up ou Energizers são muito bem vindas para o início e retorno de intervalos em reuniões, oficinas, treinamento e desenvolvimento. A Dinâmica das Confidências provoca resultados parecidos com o da sugestão anterior, apesar de serem aplicadas de formas distintas. A atividade estimula o respeito ao próximo, a empatia e ainda a conexão. Além disso, desligar o seu microfone quando não estiver falando, e pedir para que os candidatos façam o mesmo, também é fundamental para impedir ruídos, evitar interrupções e garantir que a conversa flua da melhor maneira possível. Coloque todos os participantes em um grande círculo e entregue um pedaço de papel para cada pessoa. Peça que eles escrevam no papel os seus nomes e uma ação que deverá ser feita pelo companheiro imediatamente à direita.


Fechamento: Passados 10 minutos de atividade os participantes retornam à sala principal, formando novamente um grande grupo. Reserve entre de 5 e 10 minutos para que alguns possam compartilhar as raridades descobertas sobre seus colegas de trabalho. Isso, com certeza, possibilitará um ambiente de descontração, curiosidade e aproximação entre os presentes. Sem dizer nada aos participantes, mas após o último se apresentar, é solicitado que façam o caminho inverso com a bolinha e que o antecessor fale o nome, o que faz na empresa e a qualidade da pessoa a quem ele vai devolver a bolinha. Após um tempo determinado pelo orientador, todos retornam ao grande grupo e os pares apresentam seu parceiro. Através dessa dinâmica de apresentação, além de se conhecerem melhor, os membros aprendem a praticar a escuta ativa. Após os 15 minutos, definindo uma ordem de vez, peça que cada integrante compartilhe os resultados com todos os participantes. Se ninguém quiser falar, você pode questioná-los diretamente com a pergunta, por exemplo: Ei Fulana, de que cor você é? Essa dinâmica de apresentação ajudará a dar um impulso a sua equipe, para entender melhor o que os motiva e o que os preocupa. Ao revelar os medos de maneira não ameaçadora, a equipe pode discutir essas barreiras em potencial.



Importância das dinâmicas de apresentação

O que são dinâmicas de apresentação? - Se o grupo com o qual você vai trabalhar é especialmente tímido, essa atividade é uma boa escolha. Ao aderir ao gosto dos participantes sobre coisas que realmente não têm nada a ver com o trabalho, eles se sentem mais confortáveis, porque não abandonam sua zona de conforto conversacional.


Dinamica de apresentação - A dinâmica quebra-gelo não deve envergonhar os participantes ou fazê-los sentir-se compelidos a participar e tão pouco devem mostrar desrespeito a nenhuma hierarquia social e profissional do grupo.


O trabalho em grupo, também conhecido como painel ativo, consiste em colocar um problema fictício relacionado a dificuldades reais encontradas na rotina do trabalho e desafiar os grupos a realizarem as abordagens que eles entendam como a mais correta. Enquanto isso, o recrutador deve observá-los de maneira discreta para evitar que mudem o comportamento apenas para impressionar. As práticas devem limitar os recursos necessários para serem concluídas: curto prazo, poucas informações, restrição de pessoal, escassez de recursos materiais e físicos tudo isso pode ser aplicado para o desenvolvimento da dinâmica. Reproduzir típicos casos de trabalho sob pressão ajuda a selecionar o mais apto para aquela exigência. Dirá que dentro da caixa têm uma ordem que deverá ser cumprida por aquele que ficar com a caixa, quando a música parar. O facilitador deverá fazer um suspense, dizendo que a ordem a ser cumprida não é muito fácil, que outros já tentaram e não conseguiram, que para muitas pessoas pode ser constrangedor, etc.


dinamica de apresentação


Esse modelo de dinâmica pode cuidar das apresentações de uma maneira muito mais divertida do que simplesmente declarar nomes. Ela pode fazer as pessoas se lembrarem das outras com mais facilidade e ajudar a iniciar conversas. Peça a todos que compartilhem a história de como receberam seu nome. Talvez eles tenham o nome de um tio-avô ou o nome deles seja um compromisso entre os pais. Conhecer essas histórias pode ajudar a gravar os nomes e fornecer uma pequena visão do histórico de cada membro da equipe. Algumas outras ideias para apresentação individual são: fazer um vídeo, levar um objeto que o represente, fazer apresentações visuais, escolher uma personalidade que combine com o seu perfil, dentre outras. Aposte em inovações, assim, o candidato necessitará utilizar vários recursos para se destacar na apresentação. Você também pode desenvolver essa dinâmica com questões relacionadas ao trabalho, como: cinco comportamentos disfuncionais que você experimentou em uma equipe, cinco aspectos principais para uma equipe de sucesso.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem