O que escrever na metodologia? Veja alguns exemplos

10 Exemplos Prontos de Metodologia para Pesquisa


Na metodologia devem ser apresentados todos os procedimentos a serem adotados no projeto, contendo um roteiro claro e detalhado das etapas necessárias e das respectivas atividades a serem executadas. Com uma metodologia bem feita, é possível perceber que a organização tem clareza do que deve ser realizado para uma boa execução do projeto. Neste item pode-se explicar como se dará a participação dos beneficiários e como os parceiros contribuirão para a execução das atividades. O estudo de documentos, também conhecido como pesquisa documental, pode ser feito através da análise de documentos jurídicos, normas técnicas ou regulamentos, ou da verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites, etc. Os dados analisados foram transformados em gráficos e infográficos para melhor visualização. Assim, os dados foram cruzados e interpretados tanto em quantidade como em qualidade para se constatar o Perfil dos trabalhos acadêmicos de Comunicação Social da Universidade. Foram escolhidas duas obras fílmicas, uma que trabalha sobre as características da Nouvelle Vague - um movimento cinematográfico francês - (Os Incompreendidos de François Truffaut) e outra que se enquadra no período pós-modernista (Kids de Larry Clark), entretanto ambas abordam a temática da adolescência marginalizada em seu contexto, que se subdivide em três temas: a família, a sexualidade e a sociedade, o que favorecerá uma análise também comparativa.


Diferença entre metodologia e materiais e métodos

Como fazer metodologia de artigo - Já a pesquisa laboratorial, diferente da primeira, é feita em um ambiente apropriado. Enquanto na pesquisa de campo o objeto está à mercê do ambiente, ou seja, você precisa se deslocar e seguir o estudo, na pesquisa laboratorial o ambiente é controlado, com equipamentos e a espera de resultados objetivos.


Assim sendo, o trabalho transcorrerá a partir do método conceitual-analítico, visto que utilizaremos conceitos e ideias de outros autores, semelhantes com os nossos objetivos, para a construção de uma análise científica sobre o nosso objeto de estudo. Segundo Grossi (1981): Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos. Quanto aos procedimentos técnicos, as pesquisas são bibliográfica, documental, experimental, ex-post facto, estudo de coorte, levantamento, estudo de campo, estudo de caso, pesquisa-ação e pesquisa participante. A pesquisa experimental ocorre quando há a delimitação de um objeto de estudo, a seleção das variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e a definição das formas de controle e de observação que a variável produz no objeto.


Quando um aluno opta por fazer uma pesquisa com uma abordagem exploratória, subentende-se que ele não tem muito conhecimento sobre o assunto e que o objetivo principal do TCC será o de desenvolver familiaridade com o tema da pesquisa de forma a entender como as coisas funcionam dentro de determinado âmbito. Para isso, a pesquisa será baseada em estudos de autores, como por exemplo Nathalie Heinich, Howard Saul Becker, Pierre Bourdieu, Anna Lisa Tota, Simmel, Umberto Eco, entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto. São aquelas pesquisas que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. (GIL, 2008, p. 28). A pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.


Apesquisa de campoé uma análise mais profunda de dados coletados de determinado grupo pesquisado. Assim como o levantamento, também é feito questionamento direto às pessoas relevantes ao objetivo da pesquisa. Por exemplo, uma pesquisa sobre o aumento do valor de um determinado produto: Para entender o motivo disso, você deverá se aprofundar em tudo que está por trás daquele fenômeno, nas hipóteses do porquê acontece aquilo para só assim chegar no motivo específico. Como todo trabalho acadêmico, sua produção será um recorte de algo maior. Quanto mais específico mais você estará perto do objeto final. Cada etapa estabelecida na elaboração do TCC fará parte da metodologia. Pesquisa quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão etc. ). (PRODANOV e FREITAS, 2013, p. 69). A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou como é mais conhecida, a ABNT é um órgão responsável por ditar as regras e normas que determinam como um trabalho acadêmico deve ser escrito, com a finalidade de padronização.


Gil (2007) A metodologia da pesquisa científica é uma das etapas mais importantes para a realização de um TCC. Ela, não diferente de outra etapa, precisa ser padronizada e feita com maestria, pois o caminho que seu trabalho de conclusão de curso percorrerá, será estabelecido pelas metodologias de pesquisa. Por isso, a comunidade acadêmica incentiva a publicação e a divulgação dos resultados obtidos com as pesquisas. Afinal, esta é uma forma de outros cientistas e pesquisadores ficarem atualizados sobre o tema. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no Departamento de Serviço Social. É pesquisadora-líder do Grupo PICO -Pesquisa Interdisciplinar sobre Combate as Opressões e pesquisadora do Grupo Mentalidades e Trabalho, do Local ao Global, ambos registrados no CNPQ. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, raça, identidade, opressões.



A pesquisa exploratória costuma estar associada à pesquisa bibliográfica e ao estudo de caso, que é aquele em que o pesquisador levanta dados sobre indivíduos ou comunidades específicas (falaremos mais adiante). O estudo deste trabalho será fundamentado em ideias e pressupostos de teóricos que apresentam significativa importância na definição e construção dos conceitos discutidos nesta análise: Modernismo, Pós-Modernismo, Nouvelle Vague, Cinema e o Adolescente. Para tal, tais objetos serão estudados em fontes secundárias como trabalhos acadêmicos, artigos, livros e afins, que foram aqui selecionados. Apesquisa experimentalé realizada a partir da delimitação de um objeto de estudo e a seleção de variáveis que seriam capazes de influenciá-lo. A partir de então, define-se formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Elaborar um trabalho de conclusão de curso não é tarefa fácil. Existem diversas normas específicas para cada tipo de produção. No Brasil a ABNT é o órgão responsável por estabelecer as normas técnicas que regem a elaboração de trabalhos científicos, ou seja, é de consenso nacional que um TCC precisa estar padronizado de acordo com elas.


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