APRESENTAÇÃO.. by Wasser Administração. Exemplo prático de uma análise SWOT/matriz FOFA

Quem pode realizar a análise FOFA?

E já ficou bem claro que a análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno de uma loja.

As forças e fraquezas dizem respeito ao tomador de decisão ou seja, você e sua empresa. Já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos, que estão fora do seu controle. Na análise SWOT, esses dois cenários são conhecidos como ambiente internoe ambiente externo, respectivamente. FORÇAS São as características internas da empresa que se apresentam como vantagens em relação à concorrência. Alguns exemplos: equipes qualificadas, ERP bem utilizado, processos bem definidos, liderança no setor que atua, marca reconhecida e respeitada no mercado, qualidade reconhecida dos produtos ou serviços, fluxo de caixa saudável, etc. A estrutura da Análise SWOT segue um padrão que simplifica a criação desta matriz: analisar o funcionamento do ambiente interno da empresa, permite que o empresário descubra quais são as suas forças e suas fraquezas, suas oportunidades e suas ameaças.

1. Crie o esqueleto visual da análise SWOT

Identifique oportunidades onde existe relação de alta intensidade com fraquezas. Espero que o resultado seja o que estou precisando, minha empresa é micro, sou apenas eu pra tudo e não enho como pedir avaliação de outras pessoas, para criticas ou apoio.
vou começar a fazer para gerar massa critica e ver no que dá. . Os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa são tidos como fatores que compõem o ambiente interno de uma organização fatores que estão, portanto, sob o seu controle e podem ser ajustados com mais facilidade, como os seus funcionários ou mesmo os preços praticados pela loja. Você tem uma loja de roupas que não está usando um bom método de controle de estoque e, por isso, está com produtos desatualizados e prestes a sair de moda. Por outro lado, está chegando uma troca de estação e como tal, você pode aproveitar para fazer uma grande queima de estoque para se livrar dos produtos que não deveriam mais estar nos seus estoques. Assim, você pode atualizar o modelo de gestão deste seus estoques e ao mesmo tempo, aumentar o seu fluxo de caixa com a venda de produtos que estavam encalhados. Acredite, muitos negócios chegaram a conclusões surpreendentes por meio do método.

  • Sobrevivência (redução de custos, venda da empresa, desinvestimento);
  • Plano de ação defensivo com mudanças que protejam a empresa.

FRAQUEZAS São as características internas da empresa que se apresentam como desvantagens em relação à concorrência, enfim, suas deficiências. Alguns exemplos: parque de máquinas defasado, uso de tecnologia ultrapassada, marketing ineficiente, fluxo de caixa instável ou pouco saudável, baixo índice de retenção de talentos, problemas operacionais ou políticos internos (briga entre sócios), etc. Este conhecimento prévio, além de ser quase obrigatório para quem está tocando uma empresa, é necessário durante a aplicação de técnica por que, como já dissemos, ela analisa os ambientes interno e externo do empreendimento. Por isso, se o empresário não conhecer exatamente quais são estes fatores que envolvem o funcionamento da empresa, a análise pode ficar irreal e refletir esta falha nos resultados futuros dos planejamentos resultantes dela e mesmo, no seu planejamento orçamentário. OPORTUNIDADES São os aspectos externos (muitas vezes fora do controle da empresa) positivos que podem contribuir para a efetivação dos objetivos estratégicos ou que podem potencializar as vantagens competitivas da empresa.

São os fatores que não estão sob o controle da empresa, como crises econômicas, fenômenos naturais, eleições, alterações na legislação do país, etc Aquilo que não está sob o controle de ação da empresa se encaixa na categoria Ambiente Externo. É a partir do ambiente externo que o empresário vai entender quais são as oportunidades e ameaças da sua empresa. Uma vez listados os pontos fortes e as oportunidades, você precisa passar para a parte mais desagradável da análise SWOT de uma empresa e começar a pontuar as fraquezas da marca. Se você está se preparando para trilhar um novo rumo, mudar de emprego, começar a trabalhar remotamente ou então ser um empreendedor em tempo integral, uma análise FOFA pode ajudar você a determinar os riscos e os benefícios de tal mudança. Matriz de Restrições: gerada a partir da relação entre oportunidades e fraquezas, essa matriz SWOT te ajuda a identificar quais são os pontos que precisam ser melhoradores e corrigidos para que você possa, então, aproveitar as oportunidades disponíveis.

Alguns exemplos: mercado em plena expansão, variação cambial favorável, surgimento de nova tecnologia, falência do principal concorrente, mudanças de hábitos dos consumidores/clientes, etc. O brainstormingcom a equipe é essencial para descobrir ou ao menos tentar todas as variáveis possíveis. Comece com questões óbvias como será que nossos usuários irão se engajar em nossa rede social? e alongue os tópicos até chegar a ideias criativas e mais específicas para tanto. A ideia é gastar um bom tempo nisso, afinal, você quer encontrar os fatores mais importantes que o levarão a tomar a decisão mais acertada. Tomar decisões a partir da avaliação de fatores internos e externos em sua empresa é muito importante, pois permite que identifique o momento certo de realizar suas ações. É exatamente para este fim que você deve aprender tudo sobre o que é análise SWOT e como fazer. AMEAÇAS São os aspectos externos negativos (também muitas vezes fora do controle da empresa) que podem prejudicar a efetivação dos objetivos estratégicos ou que podem pôr em risco as vantagens competitivas da empresa. Alguns exemplos: crise macroeconômica, declínio do ciclo de vida de um produto estratégico, novos concorrentes entrantes mais competitivos, câmbio desfavorável, etc.

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Quem pode realizar a análise FOFA?

Em outras palavras, ela aplicou a análise SWOTpara tomar essa decisão. Falamos sobre cada uma dessas etapas individualmente ao decorrer do conteúdo. Vale reforçar que as etapas de coleta de informação são absolutamente cruciais para que você tenha assertividade em sua análise. Matriz de Fortalecimento: essa matriz trabalha a relação entre forças e oportunidades, apontando quais são as forças que sua empresa possui que a ajudam a gerar novas oportunidades. Identifique forças que possuem relação de alta intensidade com suas oportunidades. Matriz de Desenvolvimento: essa matriz é gerada a partir das relações entre suas oportunidades e forças. Ela te ajuda a identificar quais oportunidades existem lá fora, no mercado, que ainda não estão sendo aproveitadas por seu negócio. Identifique oportunidades para as quais não existem forças relacionadas.

Principalmente pela ferramenta fornecer além da análise micro de uma situação uma visão macro do seu empreendimento, fazendo um verdadeiro raio-X do que você tem de melhor e do que ainda pode aprimorar! É claro que para isso, existe uma série de técnicas de fácil aplicação que, entretanto, requerem atenção e senso de realidade. Isso porque, todo planejamento deve ser feito com os pés no chão, e com métricas realizáveis, metas plausíveis e aplicáveis. Neste artigo nós vamos abordar uma destas técnicas, talvez a mais conhecida em termos de planejamento empresarial: a análise SWOT. Infográfico de análise SWOT. Elementos gráficos de planejamento estratégico corporativo circular. Modelo de slide de apresentação da empresa. Vector info design gráfico. Vetor por polegaev Qualquer pessoa, desde que ela saiba no que está metida! Apesar de ser um método de gestão de projetos, a análise SWOT não está restrita a gestores e líderes. Ela será geralmente performada por pessoas que estão por dentro da situação a ser estudada. Além de visualizar concretamente o seu diagrama para a análise SWOT, é essencial que você tenha um objetivo claro em mente.

Já a análise dos fatores e do ambiente externo do negócio, indicam quais são as oportunidades que a empresa tem e ainda pode ter e as ameaças que ela enfrenta e pode enfrentar. O processo todo torna-se mais rico, no entanto, quando há uma verdadeira equipe unida e ocupada em levantar informações e montar todo o esquema. Por quê? Porque assim diferentes versões do mesmo fato são obtidas, alimentando a sua análise através de diversos ângulos. Foi criada nos anos 60 por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford. Por lá, o consultor de empresas liderou um projeto de pesquisa que analisou e cruzou sistematicamente os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época. Quer entender melhor a história? Então, clique aqui e confira um documento publicado após a sua morte, em 2005. Outra estratégia importante é começar a neutralizar possíveis ameaças.

Se a utilização de novas tecnologias pode ajudar você a conquistar uma vantagem competitiva, considere a implementação desse recurso o mais rápido possível: dessa forma, você fica um passo à frente da concorrência e ainda cria um diferencial importante para a marca. Ficou interessado(a)? Então, vem com a gente para entender o que é a tão falada análise SWOT, para que ela serve, quem deve/pode aplicá-la e como fazer isso. Além de outros exemplos mais voltados para o mundo corporativo(ainda que a matriz SWOT possa ser adotada para quase tudo!). Vai ver você está com um baixo número de vendas; com uma newsletter inconsistente ou sem conteúdos relevantes; um limite orçamentário que não permite a implementação de novas campanhas de marketing; não sabe quais são os melhores horários para postar nas mídias sociais e o engajamento está abaixo do esperado; ou mesmo avaliações negativas de clientes insatisfeitos. Matriz de Riscos: já esta matriz trata sobre a relação entre as ameaças e fraquezas, indicando quais são os pontos negativos e fraquezas de seu negócio que contribuem ou facilitam a existência de ameaças e riscos. Identifique ameaças que possuem relação de alta intensidade com suas fraquezas. Para tanto, fez várias listas: vantagens, desvantagens, pontos positivos e negativos, o que estava sob seu controle ou não.

Aprendeu a fazer uma análise SWOT?

Lembrando que você pode ver essa mesma estrutura de maneiras diferentes por aí. Como falamos, a análise SWOT pode ser adaptada e modificada mediante o tipo do seu negócio ou seu objetivo principal. O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você explora suas forças e aproveita as melhores oportunidades! Faça um teste gratuito de 10 dias. As fraquezas encontradas, então, precisam ser examinadas e observadas de forma individual. Assim, será possível resolver os problemas que elas estão gerando. Caso não seja possível solucioná-los a curto prazo, o recomendado é tentar ao menos reduzir seus efeitos ou contorná-los, para que eles estejam mais próximos de ser uma força do que uma fraqueza. Se feita com atenção e honestidade, a análise SWOT ou FOFA pode ajudar em toda e qualquer decisão estratégica, desde pequenos ajustes em campanhas de marketing já implementadas até decisões de grande impacto, como novas parcerias comerciais ou a contratação de um novo fornecedor.

De um modo geral, é interessante tentar usar os pontos fortes da marca como ferramentas para eliminar as fraquezas. Se a sua loja tem uma boa reputação entre clientes adultos, por exemplo, invista nessas relações e crie vínculos ainda mais duradouros; se as suas campanhas de marketing para o público jovem estão no grupo das fraquezas, tente potencializar os atrativos da marca de outra forma, investindo nos pais e não nas crianças uma boa forma de fazer isso é através de parceria com um digital influencer que tenha credibilidade no universo da sua marca.

Source: https://core.ac.uk

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