Exame clinico da mama passo a

O exame clínico também é importante, pois, o profissional da saúde pode detectar um nódulo do tamanho de 1cm, se superficial. Esse exame deve ser feito de preferência uma semana após a menstruação quando as mamas já estarão menos doloridas e inchadas. O objetivo do exame clínico é a coleta de dados que constituirão a base para o diagnóstico e divide-se em: Anamnese (exame subjetivo) e Exame Físico (exame objetivo). Estique os dedos e deixe que as pontas percorram toda a extensão do seio, apertando levemente para sentir a densidade da mama.

3º Passo - Durante o Banho: Com o braço direito levantado, verifique a mama direita com a mão esquerda ensaboada (da mesma forma que no passo anterior). O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres, especialmente quando falamos da faixa etária entre os 40 e 69 anos.

A Clínica da Mama, primeiro e maior centro brasileiro especializado em saúde mamária, conta exames de imagem capazes de realizar um diagnostico rápido e preciso, como a mamografia digital ou a tomossíntese (mamografia 3D).

Pretendemos desenvolver ambiente onde acadêmicos e profissionais da área da saúde possam encontrar informações sobre assuntos variados e relevantes à atenção integral à saúde da criança e do adolescente. Para fazer corretamente o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em 3 momentos diferentes: frente ao espelho, em pé e deitado, seguindo os seguintes passos:. Enquanto na mulher, a mamografia é a melhor forma de identificar uma possível alteração maligna, no homem, o melhor exame é a palpação.

Anamnese (subjetivo) O termo é de origem grega e significa recordar e clinicamente deve ser entendido como a história evolutiva da doença, fundamentada no diálogo entre o. De forma geral, as estruturas moles são examinadas pelo que se denominam de palpação bidigital, digital e dígito-palmar. Use sua outra mão para palpar suavemente as axilas (1), laterais e partes superior e inferior da mama que fica do mesmo lado que o braço levantado (2).

1- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita, sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma pressão leve. O exame físico das mamas, também chamado de exame clínico das mamas (ECM), deve ser realizado rotineiramente pelo médico durante a sua consulta em mulheres a partir de 25 anos, preferentemente na primeira semana após a menstruação. Tanto o exame clínico realizado em consultório quanto o autoexame realizado mensalmente deverão contemplar os seguintes passos: inspeção estática e dinâmica, palpação das axilas e palpação da mama com a paciente em decúbito dorsal.

O autoexame é apenas o primeiro passo, o início da sua precaução e é preciso ser levado a sério, bem como as visitas anuais ao ginecologista e demais exames solicitados por ele. Então, comece a verificar o detalhes da mama, como o tamanho, o formato e o contorno, observando se há alterações na pele, auréola ou no mamilo. Observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem